fbpx

Como Começar Um Negócio | 7 Passos Simples

Share:

Ter um negócio é certamente um sonho para muitas pessoas, certo? Mas infelizmente, começar um negócio pode ser muito difícil na prática, principalmente quando se trata do primeiro negócio.

Nesse contexto, é necessário muita força mental e coragem para começar e alcançar o sucesso, mesmo que seja apenas uma pequena empresa. E mesmo assim, a sombra do risco de falha ou perda surge, podendo nos fazer hesitar em começar.

Por isso, aqui estão 7 Passos Simples Para Começar um Negócio de sucesso:

1. Determine a localização do seu negócio

Ao iniciar um negócio, a primeira coisa a fazer é determinar a localização do seu negócio. Você deve encontrar um local estratégico para abrir um negócio.

Para tanto, tente estar no centro da cidade e acessível pela comunidade. Aliás, nunca escolha um local de negócios em um beco ou área remota.

Assim, para encontrar o local certo e mantê-lo lotado como você deseja, você precisa fazer uma pesquisa. Normalmente, as pessoas que querem abrir um negócio conduzem uma pesquisa por dias, ou até meses, antes de ir direto ao campo para descobrir a condição e as perspectivas do comprador.

2. Determine o mercado alvo do seu negócio

Depois de determinar o local, você precisa definir imediatamente o mercado-alvo para começar seu negócio. Isto é muito útil para ajustar seu produto ao mercado-alvo escolhido, ou seja, às pessoas.

Como um exemplo, quando você tem um mercado-alvo composto geração do século XXI, você cria o local do seu produto e empresa para que seja ocupado e apreciado pelos clientes. Como fornecendo WiFi grátis (isso é o que mais cativa, não é mesmo?), TV e até jogos.

3. Análise SWOT (Forças, Fraqueza, Oportunidades e Ameaças)

Como Começar um Negócio | Análise SWOT (Forças, Fraqueza, Oportunidades e Ameaças)
  • Pinterest

Depois de determinar a localização e o mercado-alvo, você precisa avaliar usando uma análise SWOT (pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças)

Isso é tão importante porque você precisa saber qual é a força do seu negócio. Porque se você já sabe, então você será capaz de usar esse poder para atrair clientes.

Você também precisa conhecer as fraquezas do seu negócio. Então, se você já conhece, você pode melhorar o seu negócio para torná-lo ainda mais atrativo.

Além disso, você também precisa ser capaz de ler a menor oportunidade. Não permita que você perda, ocasionalmente, a menor das oportunidade, porque não virá duas vezes.

Você também precisa saber o que ameaçará seu negócio. Dessa forma, antes que a ameaça venha, você pode se preparar para tanto.

4. Definir estratégia de mercado para seu negócio

Depois de obter a localização, o mercado-alvo e fazer análise, você pode começar a definir uma estratégia. Mas atenção, ao começar seu negócio, tente fazer uma estratégia que não tenha sido feita por nenhuma empresa, especialmente seus concorrentes.

Porque se você tem a mesma estratégia, você pode ser rotulado como um plágio pela empresa. Tente também fazer estratégias interessantes e inovadoras.

Para exemplificar, quando você cria um negócio de roupas, você pode fazer uma estratégia de vendas cooperando com artistas famosos por endossar. Ou você também pode fornecer promoções especiais, como descontos e assim por diante.

5. Determine seu plano financeiro de negócios

Depois de passar por tudo, também é importante determinar o seu plano financeiro. Em outras palavras, você precisa determinar o quanto vai investir e o quanto vai lucrar. Assim, você pode fazer entre receitas e despesas.

É até recomendado que o plano financeiro puder seja feito e auditado todos os meses. Desta forma, você saberá o lucro e a perda do seu negócio.

6. Posicione seu negócio e construa comunicação com as pessoas

Como Começar Um Negócio | Posicione seu negócio e construa comunicação com as pessoas
  • Pinterest

Você precisa se posicionar em seu negócio. Isto é, manter a identidade e os ideais que estavam em seu plano.

Além disso, você também precisa construir comunicação com as pessoas. Isso visa atrair a atenção das pessoas para o seu negócio.

Tente criar comunicação com as pessoas mais próximas a você, como sua mãe, irmão, para seus amigos próximos.

Outro ponto importante aqui é fazer uso de todas as ferramentas disponíveis, do marketing digital principalmente, para se comunicar e posicionar.

7. Aja para começar seu negócio

Esse é o passo mais importante quando o assunto é começar um negócio. Pois nos outros 6 passos, você aprendeu como começar um negócio no lugar certo, para o mercado certo, com as estratégias e planos certos.

Agora, portanto você precisa AGIR e colocar tudo isso em prática.

Você já deve saber que de nada adianta estudar todos os métodos possíveis se não os colocar em prática, certo?

Então, mesmo que você tenha feito um plano de tal forma, isso não significa que você não faça isso. Portanto, faça e execute tudo o que você planejou. Tente fazer o melhor e nunca desista. 

Porque como um novo empresário, naturalmente será difícil competir diretamente. No entanto, seja paciente, continue tentando e tenha muita persistência, okay?

Enfim, agora você já sabe como começar um negócio através desses 7 passos simples. Se ainda tiver qualquer dúvida sobre o assunto, deixe aqui nos comentários e conte comigo para respondê-las o quanto antes.

Agradeço muito por ter ficado até aqui,
Abraço e até mais.

ganhar-dinheiro

Pin It on Pinterest