fbpx

Liderança: 5 Tipos Diferentes e Suas Funções

Share:

Liderança é a capacidade de obter conquistas extraordinárias de pessoas comuns.

Olá, sou Lucas Ramos e hoje eu quero falar com você sobre como você pode usar cinco tipos de liderança. São estilos diferentes para inspirar sua equipe e entregar seu melhor desempenho como líder.

Para alcançar o sucesso é importante desenvolver estilos de liderança que se adequem a situações diferentes, dependendo das necessidades da equipe ou dos membros da equipe.

Com base nisso, os grandes líderes escolhem seu estilo com base nas circunstâncias até a meta final. Então vamos lá, conheça os 5 tipos diferentes de liderança e suas funções:

Liderança Estrutural

Dentre os cinco estilos de liderança que você deve desenvolver, o primeiro deles é a liderança estrutural.

Todo mundo sabe exatamente o que precisa ser feito e por que precisa ser feito, não é mesmo? É esse o padrão que você aceita tendo total responsabilidade por sua equipe.

Você os escolhe para gerenciá-los com a expectativa de um excelente trabalho. Assim, este estilo permite que você tome decisões rápidas sem a entrada ou desafio dos outros.

A liderança estrutural pode permitir mais atividades transacionais, como recompensar ou punir os membros da equipe, com base em seu desempenho em suas metas predeterminadas. Dessa forma, use esse estilo quando sua equipe já estiver motivada e eles precisarão de pouca Direção.

Já que não há muito espaço para flexibilidade, cuidado ao usar esse estilo em demasia ou com uma equipe que ainda não está motivada. Isso pode levá-los a sentirem sobrecarga e sufocar a inovação. Portanto, tome cuidado.

Liderança Participativa

O próximo estilo de liderança é a participativa. Nesse caso, você fará com que sua equipe sinta que você realmente se preocupa com eles, colocando-os em primeiro lugar.

Para explicar melhor, você passa a tratar sua equipe com respeito, paciência e compreensão. Em outras palavras, trate-os como você trataria um membro da família ou amigo.

Dessa forma, ao expressar cuidado e preocupação com sua equipe e seus problemas, você promove um sentimento de ligação e propriedade para a organização, impulsionando a moral da mesma.

Além disso, permitindo-lhes participar de um consenso de decisões e metas, as vozes se sentem ouvidas, o que as ajuda a aceitar as mudanças mais facilmente.

A liderança participativa também funciona melhor quando você precisa de novas ideias ou novas perspectivas. Então use esse estilo em momentos estressantes ou quando a confiança precisa ser construída e mantida.

No entanto, depender apenas de elogios e carinho pode causar desempenho medíocre ao longo do tempo e gerar a falta de uma direção forte e clara para a empresa.

Liderança Servo

O terceiro estilo de liderança é a liderança servo, o que torna o estilo participativo mais unilateral, em que você vê seu trabalho como um meio de servir sua equipe.

Se você pratica a regra de ouro que gerencia as outras pessoas da maneira que gostaria de ser gerenciada, garante que todos entendam seu trabalho completamente.

Além disso, tenha todas as ferramentas de que precisam antes de começar, caso não ofereçam muitas oportunidades de treinamento e aprimoramento.

Assim, esse estilo realmente estimula o desempenho máximo porque seus funcionários estão aprendendo habilidades vitais que melhorarão seu desempenho e os aperfeiçoarão como pessoas.

Ademais, você pode solicitar a participação e feedback, fazendo com que sua equipe se sinta realmente importante. Ao escolher este estilo com uma equipe diversificada é importante entender que uma gestão personalizada é necessária para cada membro.

Vale lembrar que a liderança servo é um grande estilo para começar a ganhar muito respeito, confiança e lealdade.

Mas cuidado, se você não equilibrar muito bem o estilo, isso pode levar a sua equipe a mostrar falta de autoridade, direção e visão limitadas.

Liderança Livre

O próximo estilo de liderança é a liberdade que você dá à sua equipe.

Uma vez que você atribui uma tarefa, você tenta ficar fora do caminho apenas para comentar e ajudar quando necessário.

Ao fazer isso, você assume um papel mais importante apontando a equipe para uma visão ou objetivo, mas semelhante ao estilo de serviço que você deixa para cada membro.

Dessa forma, esse estilo de liderança inspira um espírito empreendedor com um objetivo claro nos membros de sua equipe, especialmente se eles precisam de uma nova visão devido a mudanças dentro da empresa.

Porém, é importante compreender que a liderança livre se enquadra quando você tiver uma grande experiência e uma equipe de funcionários altamente experientes que não exigem muita supervisão.

Ou seja, o estilo de liberdade não funciona bem quando sua equipe é melhor especialista do que você ou precisa de mais supervisão, o que pode levar à falta de feedback regular.

Liderança Transformacional

O último estilo de liderança é a liderança transformacional. Esse é o meu favorito, pois líderes transformacionais afetam as emoções das pessoas.

Nesse tipo de liderança, você transforma as pessoas aproveitando suas esperanças, sonhos e ideais para motivar os funcionários. Tudo isso enquanto se motiva e aumenta a produtividade através de alta transparência e comunicação.

Esse estilo usa a visão e o futuro para deixar sua equipe empolgada e comprometida com um projeto. Assim, você só precisa da propriedade de sua equipe para atingir as metas.

Além disso, a liderança transformacional também exige a sua propriedade e envolvimento como líder. Por exemplo, empolgando-se totalmente em tudo o que diz e usando esse estilo para se concentrar na construção de forças pessoais duradouras.

Seus companheiros de equipe se sentirão mais bem-sucedidos e confiantes em si mesmos e na empresa. A menos que você não tenha proficiência ou sua equipe esteja desafiadora, claro.

Enquanto isso, você aprenderá a superar esses obstáculos e ajudá-los a superar seus próprios obstáculos.

Embora o processo de desenvolvimento de estilos de liderança seja simples, ele não é fácil. Mas você logo vai perceber que vale a pena. A boa notícia é que, ao desenvolver esses estilos, você notará uma mudança no trabalho de seus funcionários para aumentar a produtividade e inspirar o desempenho das pessoas.

Obrigado

Se você gostou desse artigo e sente que valeu a pena aprender como ser um líder mais eficaz, compartilhe com seus amigos ou qualquer outra pessoa que possa se beneficiar com essa informação.

Eu gostaria de deixar você com um bom pensamento para compartilhar com seus amigos e seguidores:

Quais lideranças você usa para ser um líder eficaz? Deixe um comentário abaixo e eu vou ter o maior prazer de te responder.

Obrigado por ler esse artigo e lembre-se, se você quiser mudar o seu futuro você precisa agir e tomar uma ação agora.

ganhar-dinheiro

Pin It on Pinterest