fbpx

Marketing Pessoal | O Que É, Para Que Serve e Como Ele Pode Te Ajudar

Share:

Olá empreendedor(a),
Nesse artigo vamos explicar sobre Marketing Pessoal: O Que É, Para Que Serve e Como Ele Pode Te Ajudar.

Você já deve ter ouvido falar desse termo, certo? Mas apesar de o Marketing pessoal ser muito citado por aí, ele não é muito explicado.

Por isso, aqui vamos te explicar não só que é esse tal de Marketing Digital, mas também para que ele serve e algumas dicas para melhorar o seu desempenho nesse aspecto. Então vamos lá!

Marketing Pessoal | O Que É?

O Marketing pessoal está diretamente ligado a você, sim a pessoa que você é. Já ouviu aquele ditado que diz: “A primeira impressão é a que fica”? Esse ditado muito popular cabe muito bem no marketing pessoal.

“Marketing pessoal é uma ferramenta usada para promoção pessoal de modo a alcançar o sucesso. É uma estratégia usada para “vender” a imagem, e influencia a forma como as outras pessoas olham para quem a utiliza.” (fonte)

O marketing pessoal descreve quem uma pessoa é, por exemplo: roupa, postura, vocabulário, conhecimento, habilidades, hábitos entre outras características.

Marketing pessoal | Para Que Serve?

Essa dúvida é muito comum e a resposta para a mesma é simples: o marketing pessoal serve para analisar os pontos fortes de cada pessoa e vender sua imagem.

Assim, imagine duas pessoas participando de um processo seletivo e uma delas não se atenta no vocabulário e também tropeça na suas vestimentas.

Nessa situação, qual das duas pessoas teve a melhor apresentação? Ou seja qual delas teve o marketing pessoal melhor apresentado?

Então, entende agora para que serve o marketing pessoal?

Simplesmente para posicionar pessoas em níveis diferentes.

Claro, não cabe a ninguém julgar uma pessoa, porém alguns aspectos podem demonstrar quem você é e influenciar muito em quem as pessoas pensam que você é.

Marketing Pessoal | Como Ele Pode Te Ajudar?

Com base em tudo que você já leu aqui, o marketing pessoal tem que ser algo que você deve sempre buscar em melhorar. Principalmente se você procura ingressar no empreendedorismo ou no marcado de trabalho, essa ferramenta pode te abrir portas.

Então, vou apresentar alguns pontos importantes para você melhorar o seu marketing pessoal e você vai perceber o quando ele pode te ajudar na vida profissional.

1. Vestimenta

Marketing Pessoal - Vestimenta
  • Pinterest

Você precisa dar uma melhorada no seu guarda-roupa. Uma boa aparência, roupas sociais, bem passadas ajudam muito na hora de se apresentar.

Indiferente da sua área de atuação, estar com roupas adequadas é o principal ponto para melhorar o marketing pessoal. Porém, é importante analisar exatamente quais são essas roupas adequadas.

Você consegue imaginar um banqueiro de camiseta regata? Ou um salva vidas de terno e gravata?

Não faz o menor sentido, não é mesmo? Pois é, estar com as vestimentas certas pode ser um divisor de águas.

E, logicamente, portas se abrirão para você se você seguir essa dica.

2. Postura

Marketing Pessoal - Postura
  • Pinterest

Sim postura, esse é um ponto que a maioria das pessoas nem notam.

Mas as vezes fazemos erros de postura de forma tão natural que às vezes nem percebemos.

Posturas que você deve evitar:

  • Cruzar os braços: se você não sabia cruzar os braços enquanto uma pessoa fala significa rejeição e às vezes nos fazemos isso como proteção ou até mesmo timidez;
  • Colocar as mãos no bolso: tem quase o mesmo significado que cruzar os braços, mas também demonstra descaso. Sendo assim, não é educado colocar as mãos no bolso enquanto uma pessoa fala;

Posturas que você deve praticar:

  • Sentar corretamente: costas alinhadas à cadeira, pernas dobradas, postura ereta;
  • Portar-se corretamente: cabeça reta, costas alinhadas, ombros levantados e pernas firmes passam uma imagem muito mais séria, respeitável e ativa. É extremamente importante esse ponto!

Essas são algumas dicas de postura, pratique!

3. Vocabulário

Marketing Pessoal - Vocabulário
  • Pinterest

Um dos pontos mais importantes para não tropeçar no marketing pessoal é o seu vocabulário.

Evitar erros vocábulos são a base para melhorar a sua apresentação pessoal.

Evite gírias, costumes, lembre-se das conjugações e nomes de tratamento como: Senhor, Excelentíssimo, Mestre, Doutor e etc

Para melhorar nesse ponto, leia livros e pratique a leitura, com uma melhor leitura você pode melhorar o seu vocabulário e não passar vergonha.

Vou deixar uma lista que fizemos de 5 livros que você precisa ler.

5 Livros De Empreendedorismo Que Você Deve Ler

4. Conhecimento

Marketing Pessoal - Conhecimento
  • Pinterest

Nesse ponto é fundamental você buscar desenvolver a cada dia.

Descubra qual curso fazer em 2019

O conhecimento abre portas para você, e sem duvidas uma pessoa com alto conhecimento não tropeça nos pontos acima.

Assim como você decidiu ler esse artigo e procurou aprender sobre marketing pessoal você deve desenvolver outras áreas do conhecimento.

Conhecimento é vida e cada vez que aprende algo novo você está se tornando uma pessoa melhor em todos os aspectos. Portanto, busque estar sempre em desenvolvimento e em busca de novos aprendizados.

Dessa forma, o seu marketing pessoal fica cada vez melhor, pois você está em busca de sempre ser a melhor versão de si mesmo.

5. Hábitos

Marketing Pessoal - Hábitos
  • Pinterest

Mudança de hábitos. Imagine a seguinte situação:

Um jovem acorda às 10:00 da manhã e vai dormir às 2:00 da manhã ou mais tarde. Ao passo que ele não estuda, não lê, está a procura de emprego, é formado em administração e quer trabalhar em uma grande empresa.

Porém, existe outro jovem que também é formado em administração e também quer trabalhar em uma grande empresa. Mas ao contrário do primeiro, ele levanta as 5:00 da manhã e vai dormir no máximo às 22:00 horas. Ele acorda, pratica exercícios, faz a meditação diária, lê todas as manhãs e sempre ouve as notícias do dia.

E aí, qual dos dois tem mais chances de conseguir um emprego?

Ou melhor, quem tem a melhor qualidade de vida?

Seus hábitos refletem quem você é. Eles são evidentes na sua disposição, nas coisas que você atrai, nas decisões que você toma, no seu mindset e, consequentemente, no seu sucesso.

Fato! Mude sua rotina, mude seus hábitos e melhore a cada dia.

 

Recapitulando…

  • Preocupe-se com sua aparência e vestimentas adequadas;
  • Esteja atento à sua postura;
  • Evite erros vocábulos e gírias, procure melhorar seu vocabulário;
  • Busque conhecimento e aprendizado todos os dias;
  • Mude seus hábitos.

Para te ajudar a memorizar melhor tudo isso, preparamos o seguinte INFOGRÁFICO: (só não se esqueça de incluir a atribuição ao site empreendernavida.com ao usá-lo em suas mídias sociais).

>>Clique Aqui para baixar esse Infográfico em alta resolução<<

 

Espero ter te ajudado, ficam aqui minhas dicas sobre marketing pessoal e sempre lembre que você é capaz de buscar o melhor todos os dias.

Obrigado por ter ficado até aqui e não se esqueça de deixar seu comentário se tiver mais alguma dica ou opinião sobre marketing pessoal. Será um prazer saber sua opinião sobre isso!

ganhar-dinheiro

Pin It on Pinterest