fbpx

Planejamento estratégico de uma empresa: saiba a importância em 2019

Share:

Planejamento estratégico de uma empresa é algo muito importante para o seu negócio.

Você é adepto da ideia de que planejamento estratégico é algo que deve ser feito apenas por empresas de grande porte?

Entretanto se a sua resposta para a pergunta acima foi sim.

Existem grandes chances do seu negócio passar por uma fase complicada em 2019.

Ou até mesmo ter que encerrar as atividades.

Planejamento Estratégico de uma empresa O Que é?

planejamento-estratégico-de-uma-empresa
  • Pinterest
planejamento-estratégico-de-uma-empresa

Antes que você saiba como o planejamento estratégico pode ajudar o seu pequeno empreendimento em 2019, é preciso que você saiba qual é o significado desse conceito.

Aliás entende-se por planejamento estratégico de uma empresa a elaboração dos propósitos de uma empresa e seus componentes.

Todavia essa forma de organização permite que você analise a situação real do seu empreendimento diante do contexto econômico em que ele está inserido.

Portanto a avaliação em questão deve ser feita de maneira bem crítica, de modo que transmita clareza, segurança e confiança a respeito da função que a empresa deseja ocupar em seu nicho de mercado.

Planejamento Estratégico de uma empresa em 2019

planejamento-estratégico-de-uma-empresa
  • Pinterest
planejamento-estratégico-de-uma-empresa

Em momentos de turbulência econômica, como a que vivemos atualmente no Brasil, os empreendimentos que mais sofrem com a recessão são os de pequeno porte.

De acordo com o SEBRAE, órgão que presta auxílio a micro e pequenas empresas.

No ano de 2005, os pequenos negócios com sede no Estado de São Paulo tiveram uma queda de R$ 100 bilhões em seus lucros.

Já no Estado do Espírito Santo, aumentou o número de MPEs (Micro e Pequenas Empresas) que decretaram falência: 13,3% conforme informação do indicador da Serasa Experian.

Planejamento estratégico vs Crise

planejamento-estratégico-de-uma-empresa
  • Pinterest
planejamento-estratégico-de-uma-empresa

Contudo e apesar da crise econômica que assola o país, a redução de lucros e a falência de muitas micro e pequenas empresas poderia ser evitada se os donos desses empreendimentos estivessem adaptados as “as regras do jogo” do mercado. 

Em outras palavras, os negócios que sobrevivem aos períodos de recessão econômica são aqueles que fizeram um planejamento estratégico no qual foram previstos os riscos e as prováveis soluções para os momentos de crise.

“Como o planejamento estratégico pode ajudar a minha microempresa?”.

Mas diante do que foi exposto, você deve estar se perguntando: “Como o planejamento estratégico pode ajudar a minha microempresa?”.

Fique tranquilo, pois, nesse artigo, mostraremos como o planejamento poderá ajudar a sua empresa navegar no oceano de incertezas econômicas que será o ano de 2019.

Importância do planejamento estratégico de uma empresa

planejamento-estratégico-de-uma-empresa
  • Pinterest
planejamento-estratégico-de-uma-empresa

Mesmo sabendo que o planejamento estratégico é importante para que o empreendedor saiba como conduzir o seu negócio nos momentos de oscilação da economia.

Contudo muitos ainda terão dúvidas a respeito de planificar as ações das suas empresas a médio e a longo prazo.

Além de permitir que você tenha o controle dos rumos do seu empreendimento.

Importância do planejamento estratégico de uma empresa | parte 2

Portanto o planejamento estratégico permite ao empreendedor organizar e direcionar as ações de marketing dos seus serviços ou produtos, elevar os objetivos da empresa e diminuir as falhas no atendimento ao cliente.

Um bom planejamento estratégico também é importante para que o pequeno empreendedor conheça a persona do seu negócio.

Isto é, o arquétipo do cliente ideal para o qual ele oferecerá os seus produtos ou serviços.

Por fim o conhecimento da persona fará com que você consiga posicionar a sua empresa de forma mais relevante no mercado e, consequentemente, consiga mais clientes.

Etapas do planejamento estratégico de uma empresa

planejamento-estratégico-de-uma-empresa
  • Pinterest
planejamento-estratégico-de-uma-empresa

Agora que você já está convencido de como é importante organizar as ações da sua pequena empresa, chegou o momento de saber o que é preciso para tirar o seu planejamento estratégico do papel.

O planejamento estratégico possui quatro pontos essenciais para que seja posto em prática. São eles:

Definição de negócio

Definição de negócio é a descrição de quais produtos ou serviços a sua empresa irá oferecer.

Afinal essa explicação deve ser feita de forma bem objetiva.

Mas caso contrário, pode gerar interpretações dúbias que podem prejudicar o crescimento do seu empreendimento.

Definição da visão da empresa

Visão de uma empresa é a forma que o empreendedor vê o seu negócio no futuro.

Portanto ao elaborar essa etapa do planejamento estratégico, você perguntar a si mesmo como deseja ver a sua empresa a longo prazo.

 A visão da empresa é um modelo para que você consiga elevar o seu negócio a um nível máximo de excelência, melhorando gradativamente o atendimento aos seus clientes.

Definição da missão da empresa

A missão é a razão da existência de uma empresa.

Por mais que para definir a missão do seu empreendimento, você deve saber claramente os motivos pelo quais a empresa foi fundada, aspectos que a diferenciam dos concorrentes e como ela se posicionará no mercado.

Portanto a partir da designação da missão do seu negócio, você poderá fazer com que a sua empresa alcance os resultados desejados em curto, médio e longo prazo.

Definição dos valores da empresa

Os valores de uma empresa são os princípios que guiam as ações da organização e de seus colaboradores.

Embora os valores são responsáveis pela definição da ética de atuação do empreendedor em relação aos seus clientes e parceiros.

Sobretudo para saber se os princípios éticos do seu negócio estão corretos, pergunte a si mesmo por quais atitudes você gostaria que a sua empresa fosse reconhecida.

Definição dos valores da empresa | Exercício

Por exemplo: escreva todos os valores que vieram a sua mente e observe se os mesmos estão alinhados aos princípios da sua empresa.

Caso não estejam, faça a lista novamente.

É muito importante que o empreendedor leve em consideração essas quatro etapas do planejamento estratégico, pois são elas que permitirão que você analise todos os pontos forte e fracos da empresa.

A partir desses aspectos, você poderá fazer ajustes no planejamento da empresa.

Como o planejamento estratégico pode ajudar as pequenas empresas?

planejamento-estratégico-de-uma-empresa
  • Pinterest
planejamento-estratégico-de-uma-empresa

Você já está ciente da importância do planejamento estratégico e sabe quais os pontos essenciais para organizá-lo.

Portanto agora você estar pensando como essa planificação fará com que o seu empreendimento “navegue em águas mais calmas” 2019.

Inegavelmente é exatamente por esse motivo que selecionamos alguns pontos em que planejamento estratégico ajudará a sua empresa sobreviver a crise e continuar prosperando.

1. Busca de novos nichos de mercado

Enquanto existem empreendedores que estão reclamando da queda dos lucros porque a área de atuação da sua foi afetada pela crise, há aqueles que continuam a expandir os seus negócios porque planejaram as suas ações para os momentos de instabilidade do mercado.

Então esse planejamento consiste no desenvolvimento de produtos para mercados que foram pouco explorados.

Sub nichos

Por esse motivo, recomendamos que você faça uma pesquisa sobre os sub nichos e micro nichos do seu negócio e observe como está a demanda desses serviços no mercado.

Enfim com base naquilo que foi apurado na pesquisa, inclua esses serviços ou produtos entre aqueles que a sua empresa oferece.

2. Inovação no marketing da empresa

Em tempos de crise, por que não usar o planejamento estratégico de uma empresa para elaborar uma estratégia de marketing digital?

O marketing digital é uma excelente opção para as micro e pequenas empresas devido ao seu baixo custo.

Além disso, o número de pessoas que fazem compras usando smartphones e tablets cresceu consideravelmente.

Sobretudo o pequeno empreendedor que posiciona o seu negócio no mundo online se destaca em seu nicho de mercado e, consequentemente, eleva o número de vendas e fidelização de clientes.

3. Avaliação da necessidade de encontrar um sócio

Decerto que a elaboração do planejamento estratégico de uma empresa, um dos pontos avaliados é a parte financeira da empresa.

Ou seja se, após a avaliação, você constatar que o capital da empresa não é suficiente para manter o seu funcionamento, considere a possibilidade de encontrar alguém para ser o seu sócio.

Tipos de Sócio

Porém, escolha, de preferência, um sócio capitalista, isto é, um sócio cujo papel é apenas injetar capital na empresa e não tem qualquer direito de opinião no planejamento estratégico que você traçou para a sua empresa.

Segundo Fernando Trás de Bés, autor do “Livro Negro do Empreendedor“, os sócios podem atrapalhar crescimento da empresa por não estarem realmente interessados no empreendimento, além de custarem caro quando decidem deixar o negócio.

Entretanto o planejamento estratégico guiará o caminho que a sua empresa deve seguir durante esse período de recessão econômica no Brasil.

O que fazer quando tiver maiores problemas com o planejamento estratégico?

Caso tenha alguma dúvida, recomendamos que você procure um profissional da área gestão de pequenas empresas para lhe orientar sobre qual é a melhor decisão a ser tomada.

Entretanto o mais importante de tudo é que você deixe o seu negócio entrar para estatísticas dos micro e pequenos empreendimentos que encerraram suas atividades por falta de planejamento.

Afinal você está pronto para fazer o planejamento estratégico da sua empresa?

Ainda tem dúvidas a respeito do assunto? Escreve para nós e compartilhe a sua opinião conosco!

Esse foi o artigo: Planejamento estratégico de uma empresa: saiba a importância em 2019

ganhar-dinheiro

Pin It on Pinterest